Grupo de Estudos Paulo Freire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Frases de Freire

Ir para baixo

 Frases de Freire Empty Frases de Freire

Mensagem por Thales Ter 26 maio - 5:34

.

O PENSAMENTO FREIREANO


Like a Star @ heaven "Não há vida sem correção, sem retificação."

Like a Star @ heaven "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."


Like a Star @ heaven "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."


Like a Star @ heaven "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."


Like a Star @ heaven "A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."


Like a Star @ heaven "Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."


Like a Star @ heaven "Mudar é difícil mas é possível."


Like a Star @ heaven "Amar é um ato de coragem."


Like a Star @ heaven "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."


Like a Star @ heaven "As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde."


Like a Star @ heaven "Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."


Like a Star @ heaven "Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."


Like a Star @ heaven "Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."


Like a Star @ heaven 'Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos."


Like a Star @ heaven "Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"


Like a Star @ heaven "A leitura do mundo precede a leitura da palavra."


Like a Star @ heaven "A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."


Like a Star @ heaven "O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”


Like a Star @ heaven "Me movo como educador, porque,
primeiro, me movo como gente."

Thales
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 26/05/2015
Idade : 49
Localização : Em algum cinema próximo de você!

https://gepffaccat.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 Frases de Freire Empty PAULO FREIRE MARXISTA?

Mensagem por Thales Dom 2 Ago - 10:31

PAULO FREIRE MARXISTA?
LIGIA CHIAPPINI MORAES LEITE, professora da Universidade de São Paulo,pergunta (1979): Até que ponto hoje você é mais marxista do que era na época da Pedagogia do Oprimido?
    PAULO FREIRE - Talvez o que eu pudesse dizer, repetir o que tenho dito em certas entrevistas, que expressa bem a minha experiência, é o seguinte: indiscutivelmente, eu fui na minha juventude, ao camponês e ao operário da minha cidade, movido pela minha opção cristã. Que eu não renego. Chegando lá, a dramaticidade existencial dos homens e mulheres com quem eu comecei a dialogar me remeteu a Marx. É como se os camponeses e os operários me tivessem dito: "Olha, Paulo, vem cá, você conhece Marx?" . Eu fui a Marx por isso. E, indo a Marx,eu comecei a me surpreender com alegria por ter encontrado Marx entre os camponeses e entre os operários...Comecei a ver uma certa radicalidade original do pensamento marxista. Por uma questão até de humildade. Eu acho que é muito sério dizer que alguém é marxista. É a mesma coisa em em relação à minha opção cristã.Eu sou um homem em procura de tornar-se um cristão. Em última análise, devo dizer que tanto a minha posição cristã quanto a minha aproximação a Marx, ambas jamais se deram ao nível intelectualista, mas sempre referidas ao concreto. Não fui às classes  oprimidas por causa de Marx. Fui a Marx por causa delas. O meu encontro com elas é que me fez encontrar Marx e não o contrário (Revista Educação & Sociedade,n 3, maio de 1979,pp.73-75).

Thales
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 26/05/2015
Idade : 49
Localização : Em algum cinema próximo de você!

https://gepffaccat.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos